Quem sou eu
- Flor de Lis Carvalho, Mara Beatriz e Pedro Fonseca
- Brazil
- Alunos do segundo período do curso de Lienciatura Plena em Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí-UESPI.
domingo, 11 de julho de 2010
O uso da tecnologia no processo de inclusão escolar.
•Ao longo da história, a tecnologia vem sendo utilizada para facilitar a vida dos homens. Para as pessoas com deficiência, a tecnologia é a diferença entre o “poder” e o “não poder” realizar ações.
• Adaptações ambientais como: rampas, barras nos corredores, banheiros e sala de aula, tipo de piso, sinalização dos ambientes, iluminação e posicionamento da criança dentro da sala de aula considerando sua possibilidade visual.
• Adaptação postural da criança na classe com a adequação da sua cadeira de rodas ou carteira escolar e adequações posturais nas atividades das aulas complementares ou de lazer.
• O processo de ensino-aprendizagem com a confecção ou indicação de recursos como: planos inclinados, antiderrapantes, lápis adaptados, órteses, pautas ampliadas, cadernos quadriculados, letras emborrachadas, textos ampliados, máquina de escrever ou computador.
• O recurso alternativo para a comunicação oral com a utilização de pranchas de comunicação ou comunicadores.
• A independência nas atividades de vida diária e de vida prática com adaptações simples como argolas para auxiliar a abertura da merendeira ou mochila, ou copos e talheres adaptados para o lanche.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário